Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Combretum rupicola Ridl. CR

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 03-10-2011

Criterio: B1ab(i,ii,iii,v);C2a(i);D

Avaliador: Pablo Viany Prieto

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG: Marcelo

Especialista(s):


Justificativa

A floresta que cobria a maior parte do Arquipélago de Fernando de Noronha foi desmatada no século XIX, causando um declínio drástico na extensão e qualidade do hábitat que persiste até os dias de hoje. Assim, todo o Arquipélago constitui uma única situação de ameaça. Atualmente, a vegetação é composta predominantemente por espécies ruderais amplamente distribuídas nas regiões tropicais, com um grande potencial para excluir competitivamente as espécies endêmicas. Segundo os registros de herbário, há no Arquipélago apenas dois indivíduos maduros de C. rupicola, que é uma espécie dióica, uma vez que todas as coletas realizadas no Morro do Francês provém do mesmo indivíduo. Suspeita-se que ela não sobreviverá na natureza. Portanto, ações de conservação ex situ como o cultivo em jardins botânicos e a coleta de material genético para conservação em banco de DNA devem ser urgentemente realizadas.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Combretum rupicola Ridl.;

Família: Combretaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Distribuição

Espécie endêmica do Brasil, de ocorrência em Mata Atlântica, exclusivamente no Estado de Pernambuco (Marquete; Valente, 2010), mais precisamente na ilha de Fernando de Noronha. De acordo com a Base de dados do CNCFlora, existem registros de coleta de C. rupicola para os anos de 1988, 1999, 2000, 2002 e 2010. Todos os registros são para Fernando de Noronha.

Ações de conservação

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: A espécie foi considerada "Deficiente de Dados" (DD) na Lista vermelha da flora do Brasil (MMA, 2008), anexo 2.

Referências

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

- MARQUETE, N.; VALENTE, M. DA C. Combretaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2010/FB006893>.

Como citar

CNCFlora. Combretum rupicola in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Combretum rupicola>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 03/10/2011 - 13:47:11